Cupom de Desconto

É possível usar o mesmo carregador em vários celulares ou tablets?

Nunca você ponderou por um momento como era estranho que ninguém se preocupava em perguntar-lhe qual é o modelo de telefone que ele estava usando quando pegou um carregador emprestado para usar, mesmo que tenha o mesmo conector? Raramente prestamos atenção nisso só pra dez minutos mais tarde, descobrir que esqueceu de verificar a voltagem do carregador e fritar o telefone.
Até poucos anos atrás, os variados carregadores e conectores levavam a este problema mais frequentemente do que as pessoas imaginam. A suposição geral por muitas pessoas é que se o conector se encaixa perfeitamente no conector de alimentação do telefone, então ele deve ser suficiente para carregar o telefone.
Este não é o caso.
No melhor dos casos, o carregador simplesmente não faz nada. Na pior das hipóteses, ele frita circuitos do telefone e danifica-o permanentemente.
Graças ao advento da USB, isso mudou. No entanto, ainda existem algumas coisas importantes que você deve ter em mente quando você está à procura de um carregador rápido e temporário para seu telefone, a carga da bateria do tablet de volta, notebook ou qualquer outro aparelho eletrônico que use carregadores.
Nem todos os carregadores são iguais
Há um monte de vezes em que seria bom entender exatamente como o carregamento realmente funciona. Assim, apenas como um exercício rápido, vamos fazer um teste rápido. Vá ao redor de sua casa e recolha o maior número daqueles mais recentes carregadores USB que você pode ter. Alguns podem ser alguma forma de mini-USB, ou você pode ter os carregadores USB para o seu tablet. Talvez você tenha alguns desses “carregadores inteligentes”, que você pode desconectar o cabo e inserir outros cabos USB nele. Reúna todos.
Agora, antes de eu colocar você para olhar os números reais sobre essas coisas, eu vou descrever o que estamos olhando. Anos atrás, havia uma variedade muito maior de carregadores para diferentes fabricantes. Todos tinham o seu próprio conector proprietário que você teve que comprar. Com sorte, você tinha um telefone que era comum o suficiente para que você possa encontrar o carregador em uma loja normal e com bons preços.
Cada um deles tinha sua própria classificação de tensão e corrente, com base nas especificações do fabricante do telefone. USB mudou tudo, porque os fabricantes finalmente normalizaram em duas ou três tomadas mini-USB, bem como as cabeças de comprimidas típicas de 30 pinos.
 
O advento dos carregadores USB
Esses novos carregadores USB todos carregam uma tensão especificação de saída padrão de 5V. Isso é ótimo, porque agora ninguém deve ser capaz de conectar um telefone com uma demanda menor de tensão e fritar o telefone, porque o telefone, se é mais recente, é provavelmente fabricado com base na tensão de entrada de 5V. No entanto, nem tudo está bem com o mundo ainda. Cada dispositivo tem suas próprias demandas atuais especiais.
Conectores diferentes para carregadores
Já imaginou se essa quantidade de conectores diferentes tivesse continuado? (Foto: www.ioffer.com)
As diferentes demandas atuais
Imagine os ampères (simbolizados como A em uma especificação técnica) como uma espécie de gerador de energia que só trabalha tão duro como ele tenha que trabalhar, a fim de fornecer a quantidade de “energia” que seu dispositivo precisa a qualquer momento. Imagine os volts (simbolizados por V nas especificações técnicas), como uma cachoeira de energia constante que nunca muda. Agora, vamos dar uma olhada nesses carregadores que você coletou.
Dê uma olhada nos rótulos sobre eles e procure a seção “SAÍDA/OUTPUT”. Acesse os diferentes números que você vê. Aqui estão três carregadores como exemplo:
  • Samsung: 5 Volts, 0,7 ampères;
  • Motorola: 5,1 Volts, 0,850 ampères;
  • Asus: 5 Volts, 2 ampères.
Como você pode ver, com os carregadores modernos, a cachoeira nunca muda, mas a capacidade de cada “motor” é diferente. Alguns carregadores só podem colocar a 0,5 ampères. Outros podem colocar para fora dois ampères ou mais.
 
Nos velhos carregadores, onde você pode acidentalmente ligar um carregador com uma grande tensão em um telefone com uma exigência de pequena voltagem, seria como tentar empurrar de forma demasiada energia através de um pequeno buraco.
Essa massa de energia iria explodir o buraco, o que é basicamente sobrecarregar o circuito e frita-lo. Agora que tudo é baseado em 5V, qual é o problema? Por que não podemos agora trocar os carregadores?

Usando o mesmo carregador para vários celulares e tablets
Bem, se você já tentou ligar um smartphone maior, com um carregador USB de um telefone menor, você provavelmente sabe que o smartphone não vai funcionar se você tentar usá-lo durante o carregamento. Isso ocorre porque um carregador de menor amperagem, 0,7 por exemplo, simplesmente não tem um motor de amperes poderoso o suficiente para fornecer a energia necessária por um dispositivo em pleno uso de maior amperagem, de 1,2 por exemplo.
No entanto, você poderia definitivamente ter o carregador de 2 ampères para o dispositivo maior e usá-lo para um dispositivo menor que só precisa de 0,7 ampères, porque esse carregador maior tem um motor que é poderoso o suficiente para alimentar todas as necessidades deste dispositivo, sem mais problemas.
Esta é a principal diferença entre tensão e corrente em carregadores. Quando essa etiqueta de classificação mostra uma tensão que é superior a do telefone, vai proporcionar a mesma tensão não importa o que, e você vai destruir o dispositivo. No entanto, quando essa classificação mostra uma amperagem maior do que o nível do telefone, nada vai dar errado. Isso ocorre porque o dispositivo “tira” os amplificadores do carregador que ele precisa. Ou seja, o carregador não irá bombear a amperagem nominal máxima para esse telefone.

Posso usar o mesmo carregador para vários celulares e tablets?
Assim, enquanto o carregador tablet é avaliado com a mesma tensão que o seu smartphone (nos dias de hoje, que vai ser de 5 volts), então vá em frente e carregue seu smartphone com ele.
Tenha em mente que o cabo importa muito. Os cabos USB que vieram com o seu telefone podem ligar no carregador intercambiável ​​do seu tablet, mas o cabo USB vai limitar a corrente entre 1 e 1,5 amperes. Se você tentar usar o cabo USB do seu telefone para carregar o seu tablet ou smartphone grande, ele pode não funcionar. Especialmente se você está fazendo algo com o smartphone que o obriga a exigir um maior consumo de corrente.
Outro erro que as pessoas fazem é supor que tudo pode ser conectado à porta USB do computador e carregar. A realidade é que a USB padrão em um laptop é de cerca de 0,5 ampères. Assim, muitos dispositivos vão realmente usar a mesma carga (ou mais) do que a porta USB pode fornecer, nunca carregando a bateria em tudo.

Comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Design by Template